Dia Internacional da Prevenção e Controlo da Infeção e da Resistência aos Antimicrobianos

A Direção-Geral da Saúde vai assinalar o dia 5 de maio de 2015 - Dia Internacional do Controlo de Infeção e resistência aos antimicrobianos - com um evento a nível nacional, associando-se à Organização Mundial de Saúde (OMS), ao Desafio “WHO Save Lives”, que em 2015 faz uma retrospetiva dos 10 anos do Desafio e emana algumas recomendações.

Portugal aderiu a esta iniciativa, implementando em 2008 a “Campanha da Higiene das Mãos”. Em 2014, o PPCIRA alargou esta iniciativa à abordagem e dinamização das precauções básicas, no seu conjunto, implementando a “Campanha das Precauções Básicas de Controlo de Infeção” que inclui a Higiene das Mãos. Esta iniciativa tem por objetivo, alertar os profissionais de saúde, utentes, visitantes e público em geral, para a importância de cumprir com rigor, as boas práticas de prevenção e controlo da infeção e da resistência aos antimicrobianos.

Neste evento, serão apresentadas experiências de sucesso na implementação da referida Campanha, representativas dos três níveis de cuidados: hospitalares, cuidados de saúde primários e cuidados continuados e, será feito um ponto de situação das fases da Campanha, das atividades em curso neste âmbito e dos resultados obtidos, relativos à adesão à higiene das mãos e à conformidade com a auditoria às precauções básicas. Serão divulgados no site oficial da DGS/microsite do PPCIRA, o programa do evento e os materiais informativos e promocionais, alusivos a esta temática, para que possam ser utilizados pelas unidades de saúde, em prol desta causa tão importante.

O evento irá decorrer no Auditório Tomé Pires, no INFARMED. Contamos com a participação alargada dos membros dos GCR-PPCIRA e dos GCL-PPCIRA, bem como, de todos os profissionais de saúde interessados nesta temática.

A inscrição dos profissionais para o evento, é feita através de formulário eletrónico.

O vídeo oficial da OMS de 2015, está acessível online.

Partilhar esta notícia

Comentários (0)

Ainda não existem comentários associados a este post...