CPAL - Consulta Pública do Catálogo Português de Análises de Laboratório

O Catálogo Português de Analises de Laboratório (CPAL) pretende estabelecer uma estrutura de registo para as aplicações informáticas, tendo por base a Tabela de Preços das Instituições e Serviços Integrados no Serviço Nacional de Saúde, publicada pela Autoridade Central do Sistema de Saúde (ACSS) em conjunto com a Ordem dos Médicos [Portaria n.º 234/2015 de 7 de agosto].

Este catálogo vai permitir a importação e exportação de resultados de forma automática independentemente da origem do resultado.

Como falamos de uma codificação universal sabemos informaticamente, ao processar um resultado, exatamente o método, produto, unidades e exame tudo apenas com recurso a um código.

Esta medida vai revolucionar a integração de resultados de análises independentemente do sistema onde os resultados foram produzidos. Deixa de ser necessário a criação de tabelas de mapeamento e relação entre exames.

Vai ser possível criar o processo clínico do utente e mostrar graficamente, por exemplo, os resultados de um exame. Sem conversões, sem transformações, sem mapeamentos.

Nesta fase é importante que cada um contribua com casos que não estejam contemplados na tabela para que ela seja melhorada e para que esta tenha mapeado todo e qualquer resultado. O ideal é olhar para os seus resultados e, exame a exame, e de acordo com a tabela encontre o código correspondente ao exame, método, unidades e produto. Se não constar contribua para o catálogo e envie a sua sugestão.

Este é um assunto que vai mexer com o seu laboratório

LINK

Partilhar esta notícia

Comentários (0)

Ainda não existem comentários associados a este post...